10 maio 2013

Colocando a Mochila nas Costas: Pelo mundo.... Intercâmbio ou Mochilão? E agora...

                Large
Olá  (*^3^)/~☆
Bem, hoje vou falar do Intercâmbio e Mochilão, muitos desavisados acabam pensando que se trata da mesma coisa, porém, hoje eu vou falar dessas duas opções que são desejo de muitos jovens hoje. Com a ajuda de alguns sites que falam a respeito desse assunto, Vou fazer um compacto



" INTERCÂMBIO – viagem a estudo onde se fica hospedado em casa de família, república, ou procura-se sua própria estadia. Pode-se ter metade do dia livre durante a semana e finais de semana, lembrando-se que também se devem ter horários fora do curso para mais estudo. Afinal, é uma viagem para estudar, qualquer que seja o curso escolhido. Pode-se comprar junto ao curso, passeios de finais de semana, tours, muitas vezes com guias que falem sua língua e que acompanharão você junto a um grupo. Qualquer problema referente a viagem, o cliente deverá contatar a empresa com a qual comprou o curso. Custo alto.  "
VIAGEM ECONÔMICA – MOCHILÃO – Viagem independente, onde o interessado deverá organizar todos os procedimentos para conclusão do projeto. Estudará e planejará o roteiro, conhecerá a fundo os locais escolhidos para visitar, comprará ele mesmo todos os bilhetes de transporte necessários, reservará as estadias em albergues, hotéis, campings, contato com pessoas para se hospedar em suas casas gratuitamente, preparará sua alimentação, carregará seus pertences sozinho, pesquisará qualquer tipo de diversão extra pessoalmente, como um esporte de aventura, ou um tour pela cidade, seja de ônibus ou de helicóptero, e resolverá qualquer imprevisto ELE MESMO. "
Bem, explicação dada sobre essas duas escolhas que podem ser vistas, vamos ao que interessa, os prós  de cada uma das opções:

                             Large

Prós Intercâmbio: 
  • Currículo (afinal você vai estar estudando)
  • Convivência direta com os costumes (visando que você fique na casa de alguém)
  • aprimoramento do idioma(Aprimoramento, não aprendizagem)
  • Amigos estrangeiros(sendo do país que você está visitando, ou mesmo de outros países)
  • Aprimoramento da Cultura
  • Moradia

Prós Mochilão

  • Independência
  • Diversas experiências de vida
  • sair da rotina 
  • Possibilidades de Emprego
  • mais locais visitados
  •  facilita  o processo de "abrir a cabeça"

Bom, tendo as vantagens de cada um em vista, você já vai ter  uma ideia do que realmente deseja. Agora Vamos a parte decisiva, de cada uma:
 Bom para fazer o intercâmbio, é necessário que procure uma agência séria  que faça esse tipo de serviço, porque cair num golpe num momento tão esperado desse ninguém merece né?!
O que se deve ter em mente  é que não se trata de uma viagem de dois dias alí pra cidade vizinha, é outro país, longe de tudo e todos, portanto, você não pode acordar num belo dia e resolver fazer uma viajem desse porte, trata-se de um planejamento longo e bem feito, planejando sempre imprevistos. tenha noção que se você ficar na casa de outra família, estará lidando com outros costumes, portanto eles terão de ser pacientemente com você, e principalmente VOCÊ com eles, não pense que só porque está pagando- e caro- por isso, deve ter a mesma vida que tinha na casa de seus pais.
O intercâmbio, é um investimento caro, já que envolve cursos, agências e toda essa burocracia, portanto tenha um dinheiro reservado para isso. Deve-se lembrar também, que seja pra intercâmbio ou mochilão, você deve ter a mente aberta, BEM ABERTA MESMO. E um fator bem importante é não deixar de frequentar aulas do curso porque não adianta nada ficar só curtindo o país porque isso não vai pesar sobre seu currículo
Bom, quanto ao mochilão, é a opção em que a responsabilidade e organização é a primeira coisa a ser pensada. Por ser a opção mais em conta do que o intercâmbio requer que seja bem elaborada, isto é calcule até quantas garrafinhas de água você deverá beber. Não adianta nada você falar " quero conhecer a  Europa toda em tantos dias" , meu caro,  existem cidades que não podem ser conhecidas em sua totalidade em  2 ou 3 dias, é preciso mais do que isso, portanto tenha sempre um mapa e um caderno com anotações com pontos que você deseja conhecer, calcule o valor do transporte e albergues, ou se tiver uma verba maior disponível escolha um hotel.  Conheça  pessoas de outras nacionalidades, e as naturais do país visitante também,  observe bem o clima do país que irá visitar para não levar 290374578457 malas, afinal, a proposta é ser mochilão e não viagem turística, e  preocupe-se com o fator climático também pelo fato, de que dependendo da região do mundo que escolha, algumas cidades, da Europa, por exemplo, tornam-se inviáveis. preocupe-se com a sua mala/mochila, afinal tem que ser algo confortável e super seguro, portanto verifique se ela não precisa de um "reforço", conte também com produtos adicionais que você irá comprar ! ! 
                   Large 




                                             Dicas

  • Evite muito dinheiro em espécie, mas leve-o , uma opção também  é o   Visa Travel Money e o Cartão de crédito internacional, jamais leve apenas uma opção de "dinheiro", afinal, podem haver imprevistos e você está longe !
  • caderninho para anotar os gastos, afinal, não dá pra fugir do controle !
  • Mesmo que vá viajar pela América Latina, leve o passaporte( América Latina, só o RG basta)  ! ele é o documento chave
  • Tenha  mais de uma cópia de seus documentos
  • kit Primeiros socorros- parece idiotice, mas acredite, não é!
  • Foque nas experiências diversificadas
  • Se não tiver conhecimento e prática ou companhia de PROFISSIONAL <e não aquele amigo metido a corajoso, evite ao máximo, escalar, trilhas e locais de difícil comunicação 
  • ouse, conheça até a toca do tatu(?) se possível, tudo é conhecimento, experiência de vida !
  • Embora já tenha dito, é melhor repetir, mantenha a mente aberta, não queira que você seja tratado como "rei" afinal, VOCÊ é minoria, mantenha o repeito e siga os costumes locais.

Se você tem vontade, mas não sabe pra onde ir, Aqui vai a lista dos lugares mais procurados pelos brasileiros


Mas pesquise bem, não é porque o Canadá está no TOP 10 que  você tem que ir pra lá, sendo que gosta mais do Afeganistão. E PESQUISE, PESQUISE, ECONOMIZE, PROCURE, SE INFORME.
Fontes:
Locais preferidos: http://viajeaqui.abril.com.br
Definição, Intercãmbio, Mochilão:http://viajequeteajuda.blogspot.com.br/


                           Large


2 comentários:

  1. Nossa que massa esse post! sou louca pra fazer intercâmbio!

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir